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Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: confialycontabil.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

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No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você

Assim como acontece com os comerciantes, todo prestador de serviços precisa emitir um documento para formalizar o acordo de compra e venda. Seja você dono de uma pequena empresa ou profissional autônomo, é importante conhecer o jeito certo de fazer esse registro, que é por meio do recibo de prestação de serviços.

Deixar de emiti-lo é um erro estratégico que dificulta o acompanhamento de fluxo de caixa e prestação de contas, especialmente o controle dos lançamentos financeiros. Esses desafios podem ser resolvidos com o recibo, que ainda por cima é bem simples de preencher.

Que tal acabar com esses pequenos problemas que só dificultam a sua rotina administrativa? A partir de agora, te explicaremos como fazer o recibo de prestação de serviços e seus detalhes mais importantes, como:

Qual é a diferença entre nota e recibo de prestação de serviço?

Os prestadores de serviço têm à disposição dois documentos para formalizar suas vendas: a nota fiscal de serviços e o recibo de prestação. Os nomes confundem mesmo e fazem parecer que os dois são a mesma coisa, mas existem diferenças bem importantes entre eles.

Pense da seguinte maneira: o recibo foca no controle financeiro e confirma o pagamento do serviço, enquanto a nota fiscal serve para a prestação de contas e recolhimento de impostos. 

A confusão acontece em muitos casos, pois os prestadores de serviço só costumam emitir e entregar a nota fiscal depois do fim da demanda. Isso faz com que a NF também sirva de comprovante de pagamento. Mas nunca se esqueça que uma NF pode ser emitida e o pagamento não acontecer, por isso o recibo é utilizado para registrar a entrada. 

Outro detalhe importante é a regra de emissão. Somente os negócios que têm CNPJ registrado podem emitir nota, já o recibo de prestação de serviços não conta com essa regra. Se o seu negócio ainda não está 100% formalizado, então será por meio do recibo de pagamento que você será capaz de comprovar as vendas e controlar as finanças.

Para que não reste nenhuma dúvida por aí, fique atento à tabela com um resumo dos detalhes mais importantes:

 

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS

RECIBO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Quem pode emitir?

Somente empresas com CNPJ registrado

Pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços

Serve como comprovante de pagamento?

Não

Sim

Serve como comprovante fiscal?

Sim

Não

Onde o documento impacta meu negócio?

Na gestão contábil e recolhimento de impostos

No controle financeiro e na gestão de caixa

 

 

Quando emitir recibo de prestação de serviço?

A emissão deve ser feita sempre que sua empresa receber pelo serviço prestado. Não importa a natureza do trabalho e nem sua complexidade. Seja você dono de uma pequena empresa de jardinagem ou de um grande escritório de arquitetura, se o serviço foi pago, é indispensável emitir o recibo.

Isso não é uma recomendação, é a regra. De acordo com a Lei 8.846/94, qualquer transação financeira feita em nosso país precisa ser acompanhada de um recibo, que deve ser encaminhado para o consumidor na hora que a venda é confirmada e paga. 

No documento precisam constar algumas informações bem importantes, especialmente o valor e a assinatura de quem prestou o serviço. Esses e outros detalhes você verá mais adiante. A seguir, vamos apresentar os principais modelos de recibo. 

Conheça os modelos de recibo e saiba qual é ideal para seu negócio

Se você quer saber direitinho como fazer um recibo de prestação de serviços, então o primeiro passo é escolher o modelo certo. Assim como acontece com os documentos fiscais, os recibos têm modelos certos para cada tipo de pagamento. Veja quais são eles. 

Recibo de prestação de serviço simples

Este é o mais comum de todos. Sempre que seu negócio prestar um serviço e receber por ele, é indispensável fazer a emissão do recibo e entregar ao contratante. Ele vai servir para o controle financeiro e como prova de que o pagamento foi feito. 

Detalhes importantes:

Recibo de quitação antecipada

É muito utilizado quando o cliente resolve antecipar o pagamento de parcelas que ainda estão abertas ou quando o consumidor está com pagamentos atrasados e resolve quitar essa dívida de uma só vez. 

Detalhes importantes:

Recibo de pagamento de parte da dívida

Seu negócio deve emitir este recibo quando um cliente inadimplente quitar parte da dívida que está em aberto. 

Detalhes importantes:

Recibo de pagamento de mão de obra

Este modelo de recibo de prestação de serviços foca no registro do pagamento da força de trabalho. Em muitos casos, os prestadores de serviço englobam no valor total a mão de obra e os materiais utilizados, porém, caso seja necessário separar essas contas, este modelo é o mais indicado. 

Detalhes importantes:

Recibo de pagamento de locação

Aluguel não gera nota fiscal, mas gera comprovante de pagamento. O recibo de locação serve para registrar que o locatário pagou tudo de acordo com o que foi acordado no contrato de locação. O documento pode ser feito pelo dono do imóvel ou pela imobiliária responsável e é um direito do inquilino. 

Detalhes importantes:

Recibo de pagamento de entrada

Utilizado para registrar o pagamento inicial de uma venda a prazo. O valor pode ser igual ou diferente das demais parcelas. 

Detalhes importantes:

Recibo de pagamento complementar

Este recibo deve ser usado caso haja o acréscimo de algum valor sobre a quantia original que foi acordada. Esse pagamento a mais pode acontecer por vários motivos, como um acréscimo de mais serviços, por exemplo.

Detalhes importantes:

Passo a passo para criar o seu recibo de prestação de serviço

A grande vantagem de um recibo de prestação de serviços é a sua facilidade de emissão e de produção. Não existe nenhum modelo complicado para seguir e cada prestador pode montar o seu. Importante mesmo é inserir as informações obrigatórias e, claro, montar um documento organizado. Veja os passos para criar o recibo ideal para seu negócio. 

#1 Crie um título

Faça tudo com organização, a começar pelo nome. Nada de deixar o modelo de recibo com nomes como “documento sem título” ou “recibo”. Insira um pouco mais de detalhes, de preferência, deixe claro no nome do arquivo qual a natureza do recibo (é para quitação de parcelas? Relativo à mão de obra? Comprova o pagamento da entrada?).

#2 Escreva o texto base

Todo recibo precisa de um pequeno texto informando detalhes da transação (a mesma coisa acontece com uma nota fiscal, que tem os campos certos para cada dado). 

Devem constar no recibo as seguintes informações: 

#3 Deixe espaços para assinatura e preenchimento de datas ou valores

Você pode manter o texto base e deixar espaços no documento para preencher com as informações que vão variar de comprovante para comprovante. Não se esqueça também de reservar um local para a assinatura do recebedor. 

#4 Deixe o documento sempre ao seu alcance

 

Salve o documento na nuvem para fácil acesso e maior segurança dos seus dados. Dessa forma, se evita perda de tempo e dificuldades para encontrar o arquivo naquele momento em que você mais precisa.

Faça a emissão de seus documentos sem segredos nem dificuldades

Emitir as notas e os recibos de prestação de serviço são os primeiros passos para manter o controle financeiro e fiscal da sua empresa em dia. Mas tão importante quanto saber o modelo certo e como montá-lo é reduzir o tempo gasto no dia a dia com uma tarefa que, apesar de não ser tão estratégica para o crescimento dos resultados, é muito importante.

Seu negócio pode solucionar os desafios da emissão de notas fiscais e comprovantes de pagamento (como os erros de digitação, armazenamento e transmissão entre setores) com um único sistema. 

Fonte: Conta Azul


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